\\ Pesquise no Blog

Sobre o Projeto

CONCRETO ARMADO é o quinto espetáculo da companhia carioca Teatro Inominável. O projeto teve início em novembro de 2011, após a publicação da edição mensal da revista Le Monde Diplomatique Brasil. Naquela edição, um especial sobre os impactos da Copa do Mundo no Brasil (em 2014) chamou atenção aos integrantes da companhia. Algo sobre manipulação da paixão nacional pelo futebol misturado à corrupção e venda do país à iniciativa privada. Começamos o projeto tomados por intuições de guerra.

Durante o ano de 2012, realizamos encontros esporádicos para discussão dos temas que, progressivamente, foram se tornando acontecimentos e notícias no dia-a-dia. Nesse mesmo ano, a produção do espetáculo deu início às inscrições visando levantar patrocínio para a criação do espetáculo, mas não obteve sucesso em nenhuma tentativa. Uma estranha sensação de que este assunto talvez não interessasse muito aos patrocinadores ficou evidente muito cedo. De uma forma ou de outra, soubemos muito cedo, CONCRETO ARMADO precisaria acontecer.

Em 2013, nos demos uma data de estreia: abril de 2014. Antes, pretendíamos estrear o espetáculo um ano antes da Copa do Mundo de 2014. Agora, estrearemos o espetáculo alguns meses antes do início do evento (agendado para junho de 2014). De maio de 2013 a janeiro de 2014, os integrantes da equipe de criação realizarão ações na cidade do Rio de Janeiro. Tais ações - ou performances - visam aproximar o performer da cidade e dos assuntos que alimentam a nossa tragédia contemporânea.

O que antes era uma peça nascida das implicações que a Copa do Mundo traria - e está trazendo ao Brasil - acabou amadurecendo no correr dos meses. Hoje (este texto foi escrito no final do mês de junho de 2013, momento este marcado por inúmeros protestos de rua em todo o Brasil e no mundo), nos parece que o espetáculo esteja querendo falar não sobre a Copa do Mundo em específico, nem sobre os seus estragos, mas sobre a consistência (ou inconsistência) política que nos torna alvos desse tipo de exploração.

CONCRETO ARMADO é hoje um espetáculo sobre dois temas: EDUCAÇÃO e REIFICAÇÃO. É um espetáculo que busca apresentar/questionar a formação educacional de um país e aquilo que seu povo constrói, tendo em vista sua formação. É um espetáculo sobre transformação, sobre apuração do olhar e da consciência. Mais que isso, é sobre o Brasil, sobre nós - uma companhia teatral nascida no Rio de Janeiro na primeira década do século XXI.

Este espetáculo é a nossa forma de especular a recriação do mundo em que vivemos. É pura poesia. E, portanto, pura concretude. Afinal, como formar seres capazes de lidar com o cinismo de nossos tempos?